segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Meu PC liga e desliga sozinho. O que faço?

Antes de mais nada, precisamos saber em que estágio do processamento o PC desliga; na inicialização, no sistema operacional ou até ao abrir um programa. Obtendo esta informação, fica menos difícil chegar a origem do problema.


Hipótese 1 - PC desliga durante a inicialização

            Um computador que desliga durante a inicialização, provavelmente deverá estar com a CPU superaquecida ou com algum problema na fonte de alimentação.  Outras causas para esse problema podem ser mal contato no plugue da tomada ou mesmo na conexão entre a fonte e os demais componentes, como placa mãe, disco rígido, leitor de CD/DVD.

            Se possível, tente ligar o PC em outro ponto da rede elétrica. No caso de desktops, substitua o cabo de alimentação - ele pode ter se rompido na parte interna e estar causando problema intermitente. Se a falha for em um Notebook,  remova a bateria e teste com a máquina ligada direto com o adaptador AC.

            Caso o problema desapareça após tomadas uma das medidas acima, basta substituir o item problemático (cabo de alimentação, plugue, fonte, bateria, ou mesmo a tomada com defeito). Se o problema persistir, é hora de verificar mais a fundo.

            Como a maioria dos equipamentos eletrônicos, o computador possui um sistema de segurança que, ao "perceber" qualquer irregularidade no funcionamento dos componentes de hardware - as peças do computador - ele desliga o PC para evitar a queima de algum componente.  Uma irregularidade que pode ocorrer é a ventilação inadequada, o que pode causar o superaquecimento da CPU, resultando no desligamento do PC antes mesmo de completar o boot.


             Para constatar esse problema, você terá de abrir a máquina. Se não possuir um conhecimento - pelo menos básico - da arquitetura do PC, sugiro chamar um técnico para realizar o procedimento. Se o seu computador estiver na garantia, entre em contato com a assistência técnica.  

            Verifique se todos os ventiladores do PC estão girando corretamente. Num computador desktop, este procedimento é simples, bastando abrir o PC e observar como as ventoinhas se comportam durante o boot. Se se tratar de um notebook, já é mais difícil, pois não há como abrir a máquina e ligá-la ao mesmo tempo. Nesse caso, um ouvido atento poderá constatar se o ventilador está girando ou não.

            Um fator que, na maioria das vezes, também pode causar o superaquecimento da máquina é a poeira, o pó que vai se acumulando na parte interna do gabinete, como placa-mãe, cooler (a ventoinha que refrigera o processador) e no compartimento da fonte de alimentação.  Dessa forma, convém verificar se as aberturas existentes no gabinete do desktop ou na carcaça do notebook e os ventiladores estão limpos. Excesso de poeira pode bloquear ou atrapalhar o funcionamento.

            Os computadores do tipo desktop vêm de fábrica com três ventiladores instalados: um na fonte de alimentação, outro sobre o processador e o terceiro na parte traseira do gabinete. Alguns modelos mais "potentes" possuem um ventilador extra, para auxiliar na refrigeração interna.


Hipótese 2 - PC desliga no sistema operacional

            Após a inicialização, o próximo procedimento é iniciar o sistema operacional - Windows, Linux etc. Se o desligamento do PC ocorrer nesse estágio, certamente o problema está no próprio sistema. Se este for o seu caso, recomendo solicitar a visita de um técnico para realizar os procedimentos. Um procedimento que pode ser realizado por você mesmo é a recuperação do sistema. 

Para isso você deverá ter um CD de instalação do sistema operacional. Se, após realizar a recuperação, o problema persiste, então vamos à segunda hipótese - a mais provável - vírus. 

Recomenda-se manter o antivírus sempre atualizado, mas, mesmo assim, ainda pode ocorrer uma infecção. Isso mesmo! O antivírus possui um módulo ativo, que fica monitorando o seu PC durante todo o tempo em que está ligado, bloqueando qualquer aplicativo suspeito - que possa, porventura, estar com vírus - ou mesmo um que contenha vírus.  Ocorre que, existem alguns tipos de vírus "inteligentes" que se "camuflam" em programas, ficando bem "escondidos", passando, muitas vezes, desapercebido pelo antivírus. Aí, quando o usuário abrir o aplicativo, VUALÁÁ! o vírus se instala na máquina e começa a fazer o seu trabalho, ou melhor, o seu "estrago".

            No caso de suspeita de vírus, o primeiro procedimento é executar um antivírus por meio de um dispositivo externo, como um CD ou DVD, que funcione como disco de boot. Mas por quê não posso realizar uma varredura com o antivírus instalado na máquina? Porquê, possivelmente, ele também já está "prejudicado" pelo vírus, ou, se não constatou o vírus da primeira vez, dificilmente o fará agora.

            Feita a varredura e constatado a presença do vírus, o antivírus realizará as seguintes ações:

            1) no caso de um vírus "leve", tipo malware, spam etc., o arquivo será limpo [Cleaned] e poderá ser utilizado normalmente depois.

            2) no caso de um vírus mais "nocivo", tipo trojan - o famoso "Cavalo de Tróia" - o antivírus, possivelmente renomeará o arquivo [Renamed], acrescentando a extensão ".vir" no final do nome, indicando para o sistema que esse arquivo é inutilizável. Se se tratar de um arquivo de sistema, será necessário formatar a máquina. 

            Agora você entende por que eu lhe aconselhei chamar um técnico?

            Mais uma dica - essa é por experiência própria. Peguei um PC de um cliente com o seguinte problema: ele inicializava normal, entrava no Windows e, após uns trinta segundos, desligava. À primeira vista, caracterizava superaquecimento. Verifiquei os ventiladores, processador, fonte e tudo ok. Daí notei um pequeno "estalo" no HD, que ocorria logo antes do PC desligar.  Fiz um teste com o HD Tunes, o que resultou em mais de 40% do HD danificado. Se isto está ocorrendo no seu PC, observe este detalhe do estalo no HD.


Hipótese 3 - PC desliga quando abro um programa

            Na maioria das vezes, esse problema ocorre com jogos e a causa mais provável é o superaquecimento do processador ou da placa de vídeo. Se você possuir uma placa on-board - que já vêm "embutida" na placa mãe, aconselho a adquirir logo uma placa externa. Algumas marcas de computadores, como Acer e Asus, possuem placas on-board que suportam a maioria dos jogos de última geração. Se você ainda é leigo no assunto, aconselho-te a verificar a configuração mínima para o jogo rodar sem falhas, travas etc. Ela geralmente vem impressa na embalagem, ou ainda, você pode conferir na Internet, bastando digitar no Google.
    

        Um procedimento inicial para "tirar a prova dos nove" é desinstalar o jogo e instalá-lo novamente. Se o problema persistir, compre uma placa de vídeo. Se estiver na dúvida, chame o técnico! Ele lhe dirá com certeza o que está causando o problema.

            Outra causa do problema pode ser o tipo de gabinete do seu PC.  Gabinetes antigos de 3 baias costumam dar superaquecimento, pois o posicionamento da fonte impede que o processador receba ar frio.  Porém, se você não sabe o tipo de gabinete do seu computador, o melhor é contatar um técnico para avaliar se esta é a causa do problema.

            Bem, galera, estas foram algumas dicas relacionadas ao problema do PC ligar e desligar sozinho. Espero que alguma delas possa vir a ser útil. Se tiverem alguma dúvida a respeito, postem um comentário que terei prazer em responder.


            Um abraço e fiquem com Deus!



Fonte: PC World

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!