terça-feira, 22 de maio de 2012

A semente que elimina gordura



Presente na forma de grãos, farinha e óleo, a Chia tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome e desintoxicar o organismo.

Originária do México, foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por aqueles que buscavam força e resistência física.Entre os principais componentes da Chia, está o Ômega 3, em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça, além de possuir fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. 

A semente atua em três frentes distintas no organismo, auxiliando na perda de peso:
Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Confira abaixo algumas marcas do produto 

existentes no mercado:


Mais Benefícios - além de ajudar o corpo a entrar em forma, a Chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

Contra Indicações - devido ao alto teor calórico, o consumo em excesso pode levar ao ganho de peso. Deve-se consumir apenas a quantidade indicada na matéria.

A Chia pode ser encontrada in natura (grãos), sob a forma de óleo ou farinha. Independente da sua escolha, a chia deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar).


GRÃO - pode ser consumido puro ou misturado a frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições.

ÓLEO - Use o óleo como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. Contudo, a nutricionista Flávia Cyfer faz uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

FARINHA - adicione uma colher (sopa) no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.




Fonte: M de Mulher

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