segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dicas para Blogueiros - Organizando o seu Tempo





A cada dia o tempo tem se tornado mais escasso em nosso cotidiano diário. Os compromissos e as responsabilidades que temos de cumprir absorvem quase que todo o nosso tempo livre, que, praticamente inexiste. Se a pessoa é casada e tem filhos então...
Mas, como diz o provérbio popular "O tempo é a gente que faz".
Sendo assim, neste artigo compartilho algumas lições importantes que têm me auxiliado ao longo de minha caminhada pela "Blogosfera" para que nós, blogueiros, possamos aproveitar melhor o nosso tempo na frente do PC. 




ESTABELECENDO AS PRIORIDADES


O primeiro ponto a ser definido a partir do momento que você abre o navegador é: "O que eu preciso fazer agora?". Veja bem, há uma diferença entre "o que eu quero fazer" e "o que eu preciso fazer". Essa pergunta - que, na maioria das vezes não fazemos - é importante para podermos definir as nossas prioridades. A tendência natural de todos nós, quando estamos on-line, é fuçar "de tudo um pouco" na Rede e é exatamente isso que torna a Web tão atraente: a busca de informação de maneira rápida. Um assunto "puxa" outro, não tem como ser de outra forma. Você está vendo o vídeo da Luzia que está no Canadá (rsrs) e logo abaixo vê outro vídeo sobre um outro tema, que te leva a outro, e depois outro, e assim por diante. 
Porém se, após 10 minutos, você tentar se lembrar de onde você estava quando começou a navegar, será praticamente impossível - digo isso por experiência própria! A rapidez com que as informações chegam à nossa mente é proporcional ao tempo que são "descartadas". Isso não terá importância alguma se você está somente GASTANDO O TEMPO. Porém, se a sua prioridade era ATUALIZAR O SEU BLOG OU SITE, você acabou de gastar tempo à toa. Defina um "tempo" para cada atividade - Redes Sociais, Vídeos, Jogos, Músicas etc. (depois de você atualizar o blog / site) independentemente se você dispõe de muito tempo livre ou não. Fazendo dessa forma, você aumentará o RENDIMENTO de seu trabalho, fazendo mais em menos tempo. 
"Depois do TRABALHO vem a DIVERSÃO" é o que minha mãe me dizia quando eu era pequeno.


MANTENDO O FOCO


Se você vai atualizar o seu blog ou site, concentre-se somente nisso. Facebook, Twitter, Hotmail podem ficar abertos - em repouso. Agora você está "trabalhando" no seu blog! Não se distraia com outras coisas. Daí a importância de se estabelecer horários para as tarefas. Programando suas atividades, você terá um tempo reservado depois para interagir com seus amigos nas redes sociais, compartilhar, enviar e-mails etc. 


ATUALIZE POR ETAPAS


Dê importância a cada etapa da atualização: Pesquisa, Esboço, Revisão e Publicação. Não tenha pressa em querer publicar o maior número de artigos no mesmo dia. Na Blogosfera, o que vale é a QUALIDADE e não a QUANTIDADE. Nesse caso, mais vale um artigo bem elaborado do que dez mal feitos. Como diz o velho ditado "tudo o que é feito às pressas sai com má qualidade".
Por isso, tenha paciência. Quando for pesquisar, avalie os diferentes pontos-de-vista sobre o assunto em diferentes fontes de pesquisa. Um esboço prévio também é importante para organizar as idéias a respeito do tema principal. Revisar o texto antes de publicar: REGRA ABSOLUTA! Aí sim prosseguiremos nas etapas finas de publicação do artigo - escolha de imagens, links internos e externos, etc.


Bem, galera, por enquanto é isso que eu tinha a compartilhar com vocês. Espero que as dicas aqui expostas auxiliem àqueles que estão iniciando na arte de blogar ou mesmo os que já tenham alguma experiência.
Um abraço a todos e fiquem com Deus!



   



   



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!