sábado, 14 de janeiro de 2012

Benefícios da Semente de Linhaça





Eu não sabia quase nada a respeito e fiquei impressionado por tantos benefícios que ela traz para o nosso corpo. Calmante, laxante - cuidado, não exagere heim? e muitas outras coisas mais. 


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O texto foi adaptado do original que você pode conferir em 
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A Semente de Linhaça é tida como um alimento funcional, pois além de ter os nutrientes básicos para o organismo - carboidratos, proteínas, gorduras e fibras - ela ainda possui elementos que diminuem o risco de algumas doenças, como câncer, diabetes e doenças inflamatórias. O uso contínuo do complemento ainda aumenta a defesa do organismo e reduz o ritmo de envelhecimento das células.


Composição da Semente de Linhaça


Nela estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados - Ômega 3 e Ômega 6


Mas afinal, quais as consequências de tudo isso no nosso organismo?


PROTEÍNAS - proporcionam uma série de benefícios no nosso corpo:
  • participam da estrutura dos tecidos, cartilagens, ossos e tendões;
  • participam no mecanismo de contração muscular;
  • presentes na pele, cabelo e unhas, evitam a dessecação (secagem excessiva de um organismo vivo ou morto)
  • controlam a glicemia (taxa de glicose no sangue)
  • servem como fontes de aminoácidos, incluindo os essenciais ao organismo humano
  • auxiliam na coagulação e no transporte de oxigênio no sangue
FIBRAS ALIMENTARES - são fundamentais para o bom funcionamento do intestino; uma ótima opção para quem pretende emagrecer e cuidar da saúde. Também diminuem a absorção do colesterol, gorduras e açúcares, prolongando a sensação de saciedade.


ÁCIDOS GRAXOS - são considerados "gorduras boas", razão pela qual devem estar incluídos na dieta alimentar. Conferem ao organismo uma série de benefícios. Também auxiliam na coagulação do sangue e no controle da pressão arterial. 
Outra função importante é o controle de inflamações nos casos de infecção ou lesão. O Ômega 3 faz o cérebro entender quando o organismo está satisfeito, controlando o nosso apetite insaciável. 
O Ômega 6 já atua sobre a geração de pele e cabelos, ajudando a manter a
saúde dos ossos, regulando o metabolismo e auxiliando na saúde reprodutiva. Também fortalece os ossos mantendo-os saudáveis.


Atualmente estão em desenvolvimento estudos para confirmar os benefícios do consumo regular da Semente de Linhaça. Alguns deles afirmam que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, por ser rica em fibras solúveis.


COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL (porção de 15g):


Valor calórico                               43 Kcal
Carboidratos                                  1 g
Proteínas                                       2 g
Gorduras totais                               3 g
Gorduras Saturadas                         0 g
Gorduras Trans                               0 g
Fibra alimentar                              3 g
Ômega-3                                       58%
Ômega-6                                      16 %
Sódio                                           7,8 mg



A Linhaça é a maior fonte de lignanas - compostos fitoquímicos com propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém as vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.


A semente de linhaça moída traz mais benefícios nutricionais que a inteira. Para quebrar as sementes, passe-as em um processador ou liquidificador (tecla pulsar, para que não vire pó). Depois é só guardar no refrigerador, deixando fora da luz.


CONSEQUÊNCIAS DO USO CONTÍNUO




VITALIDADE FÍSICA - aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


BAIXA DE PESO - a linhaça moída elimina o colesterol rapidamente, auxiliando no controle da obesidade e eliminando a sensação desnecessária de apetite. Tem cinco vezes mais fibra que a aveia.


COMBATE AO CÂNCER - de mama, próstata, colon, pulmão. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, dentre eles a LIGNINA, que protege e evita a formação de tumores.


CONDIÇÕES DA PELE E CABELO - O consumo regular de sementes de linhaça torna a pele mais suave, sendo útil para pele seca e sensível aos raios do sol. Combate a psoríase e eczema. Recomenda-se também
como máscara facial para limpeza profunda da pele. Também é excelente no combate à calvície.


SISTEMA DISGESTIVO - ideal para o combate à artrite, prisão de ventre e acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal, é um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino.


SISTEMA NERVOSO - diminue a tensão nervosa, promovendo uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos e problemas de conduta (esquizofrenia).


DOENÇAS INFLAMATÓRIAS - refere-se a todas as doenças terminadas em "TITE": gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite etc.


RETENÇÃO DE LÍQUIDOS - ajuda aos rins a excretar água e sódio, evitando assim a inflamação de tornozelos, síndrome pré-menstrual e doenças cardiovasculares.


SISTEMA IMUNOLÓGICO - alivia alergias, faz que o nosso organismo fique menos doente.


SISTEMA CARDIOVASCULAR - elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. Regula o colesterol ruim.


Forma de Consumo



As sementes da linhaça podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos. Também substitui o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Ex. se uma receita pedir 1/3 xícara de chá de óleo, use 1 colher de sopa da semente moída em substituição.


Para a melhora no funcionamento intestinal, coloque 1 colher de sopa em meio copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tomando em jejum pela manhã.


Para a redução de colesterol ruim e dos sintomas da TPM e menopausa: consuma diariamente 1 colher de sopa preferencialmente triturada sobre os alimentos.


No combate à obesidade, duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Acrescente água ou suco para adoçar, ingerindo em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia.


Na maioria dos casos, você pode acrescentar 2 colheres de sopa das sementes batidas no liquidificador em um copo de suco de fruta ou ainda, sobre a própria fruta. Outra opção de consumo é em conjunto com a aveia ou no iogurte (café da manhã ou almoço).


As sementes de linhaça podem ser consumidas por pessoas de todas as idades - crianças, adolescentes e anciãos.




Fonte: Segs.com



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