segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sucos: Uma fonte de vitaminas e Sais Minerais






O verão está chegando! Os sucos são uma ótima opção para refrescar e matar a sede.  


Além do poder de hidratação, as bebidas feitas com frutas e vegetais ajudam a repor vitaminas e sais minerais, que são eliminados mais rapidamente com o aumento da temperatura do corpo.


Por esse motivo, são indicados na alimentação das crianças, idosos  e de quem se sente mais fraco e cansado com o calor.


A combinação de frutas e vegetais causa um efeito sinérgico no organismo, ou seja, seus efeitos benéficos aumentam quando são misturados.(Bia Rique, representante oficial da Associação Dietética Americana - American Overseas Dietetic Association)


Para ela, os sucos são indicados também para aqueles que se "esquecem" de comer frutas e vegetais durante o dia. 


O nutrólogo Edson Credidio lembra que para uma refeição ser balanceada, ela precisa combinar alimentos construtores (carnes, leguminosas ou castanhas), reguladores (verduras e frutas) e energéticos (massas e grãos).


Especialistas afirmam que os sucos ficam mais nutritivos quando combinados com outras fontes de vitaminas e sais mineirais como a água de coco e o mel. Os sucos feitos com vegetais - de folhas escuras, como a couve, o agrião e o funcho - também são indicados para quem tem anemia ou vive gripado.


Quem está de dieta deve consumir sucos com moderação - lembra Bia - pelo fato da bebida sem quase sempre rica em calorias, não trazendo saciedade.

O suco de frutas é absorvido rapidamente pelo organismo. Quem conta calorias deve preferir a fruta inteira, que permanece mais tempo no estômago.


O suco também é uma ótima opção de lanche para quem costuma comer na rua - informa a nutricionista.


Para evitar os quilos extras, ela sugere uma limonada suíça, que é praticamente isenta de calorias, e sucos feitos com frutas com pouco teor de açúcar, como morango, melancia, melão e abacaxi.


Outra dica é nunca substituir a água pelo suco nem adoçar a bebida com açúcar.




Confira os efeitos benéficos de algumas combinações:


Maçã com Tangerina: bom para atletas e idosos. Rico em potássio, ajudando a evitar fadiga e cãimbras. Possui altas doses de vitamina A, fósforo e niacina, ajudando na diminuição do colesterol.
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Banana com água de coco: Rico em sais minerais como potássio e fósforoe vitaminas do complexo B, o suco é indicado para atletas ou pessoas que perderam muito líquido. Por causa do alto teor de glicose, também serve para dar mais energia para quem está desanimado.
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Manga com couve - O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e ferro. Já a manga é rica em gorduras boas e vitamina A. É um bom complemento alimentar para quem é vegetariano ou está anêmico.
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Limonada com agrião - Indicado por quem está de dieta ou não quer engordar, o suco tem pouquíssimas calorias e pode ser consumido durante o dia por quem quer substituir o refrigerante ou outra bebida artificial. O agrião, rico em beta-caroteno, ajuda a manter o bronzeado.
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Maracujá com gengibre - Refrescante, a mistura é boa para quem está com a imunidade baixa. O gengibre age como descongestionante, fortalece o sistema imunológico e equilibra o metabolismo. Já o maracujá atua como calmante e antiiflamatório.
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Cenoura com maçã e beterraba - Indicado para crianças que comem poucos vegetais ou adultos que abusaram do sol, o suco é rico em antioxidantes que fortalecem o organismo. A cenoura é fonte das vitaminas A e C, a beterraba contém grandes quantidades de ácido fólico, e a maçã ajuda a dar um sabor mais suave à mistura.

Fonte: O Globo




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