segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A bateria da placa-mãe: Funções e Troca






A bateria da placa-mãe tem duas funções básicas: alimentar a memória de configuração - CMOS - e alimentar o relógio de tempo real do micro - data e hora.


Quando ao ligar o micro apresentar as mensagens: CMOS CHECKSUM FAILURE, CMOS BATTERY STATE LOW, CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET e CMOS TIME AND DATE NOT SET, já estará na hora de você trocar a bateria.


Outra situação indicadora de troca é quando,  após atualizar o relógio do micro e desligá-lo, no dia seguinte você notar que a hora está errada (relógio atrasando).


Existem 3 tipos de tecnologias para a bateria da placa-mãe:


BATERIA DE LÍTIO - É o tipo mais utilizado há muitos anos. Possui a forma redonda (do tamanho de uma moeda), sendo facilmente encontrada em relojoarias e lojas de peças de computador.  É identificada pelo modelo CR2032. 


Pode vir acoplada em três tipos de soquetes: 

  • Soquete com Presilha Superior (fig.1)
  • Soquete com Presilha Lateral (fig. 2)
  • Soquete onde a bateria fica em pé (fig. 3)


      
                                                     Fig. 1                                          Fig. 2

Fig. 3
   
Substituição

Nos soquetes com presilha lateral e onde a bateria fica em pé, a troca da bateria é feita, afastando - com os dedos ou uma chave de fenda pequena - a presilha metálica existente e substituir a bateria. 

Já no soquete com presilha superior, o cuidado deve ser redobrado. Neste caso, deve-se pressionar uma pequena trava plástica existente na lateral do soquete, permitindo que a bateria "escorregue" lateralmente, sem danificar a presilha superior - que tem de se manter em contato com a bateria.

OBS: Seja qual for o tipo de soquete existente na sua placa-mãe, lembre-se que a substituição deve ser feita com o PC desligado.


BATERIA DE NÍQUEL-CÁDMIO - Esta é uma bateria recarregável - que, em tese, nunca seria substituída. Porém, se o seu micro apresentar os defeitos citados acima (perda da data e hora etc.), será necessário trocá-la.  A troca desse tipo de bateria requer um pouco de conhecimento de eletrônica e um pouco de perícia. 
Por este motivo, recomenda-se procurar um técnico em eletrônica para efetuar a troca.


NVRAM - é uma caixinha preta contendo em seu interior o circuito de relógio e uma pequena bateria de lítio.  Os fabricantes mais comuns são Dallas, Houston Tech, Benchmarq, Odin e ST


Normalmente este circuito está conectado à placa-mãe através de um soquete. Para trocá-lo, você deverá primeiramente comprar um.  Após adquirir o chip, a troca - com o micro desligado - é feita, removendo cuidadosamente o circuito antigo com uma chave de fendas pequena ou um extrator de circuitos integrados. 

Ao colocar o novo circuito, observe a marcação de pino 1, isto é, o lado do circuito que tiver uma bolinha desenhada ou um chanfrado deverá coincidir com o lado do soquete que possui marcação similar.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!