quarta-feira, 8 de junho de 2011

Simulado de Português - Prova de Técnico do TRE/SP 2006



Olá a todos...

Este simulado compreende as oito primeiras questões da última prova aplicada pela Fundação Carlos Chagas para o cargo de Técnico do TRE de São Paulo. As questões versam sobre Português e Interpretação de Textos.
Bons estudos a todos!


Texto


É melhor ser alegre que ser triste, já dizia Vinícius de Moraes. Sem dúvida. O poeta ia mais longe, entoando em rima e em prosa que tristeza não tem fim. Já a felicidade, sim. Até hoje, muita gente chora ao ouvir esses versos porque eles tocam num ponto nevrálgico da vida humana: os sentimentos. E quando tais sentimentos provocam algum tipo de dor, fica difícil esquecer - e ainda mais suportar. A tristeza, uma das piores sensações da nossa existência, funciona mais ou menos assim: parece bonita apenas nas músicas.Na vida real, ninguém gosta dela, ninguém a quer ver.
            Tristeza é um sentimento que responde a estímulos internos, como recordações, memórias, vivências; ou externos, como a perda de um emprego ou de um amor. Não se trata de uma emoção, que é uma resposta imediata a um estímulo. No caso de tristeza, nosso organismo elabora e amadurece a emoção, antes de manifestá-la.É uma resposta natural a situações de perdas ou frustrações, em que são liberados hormônios cerebrais responsáveis por angústia, melancolia ou coração apertado.
            “A tristeza é uma resposta que faz parte de nossa forma de ser e de estar no mundo. Passamos o dia flutuando entre pólos de alegria e infelicidade”, afirma o médico psiquiatra Ricardo Moreno. Se passamos o dia entre esses pólos de flutuação, é bom não levar tão a sério os comerciais de margarina em que a família é linda, perfeita, alegre e até os cachorros parecem sorrir o tempo inteiro. Vivemos numa época em que a felicidade constante é praticamente um dever de todos. É fato: ser feliz o tempo todo está virando uma obrigação a ponto de causar angústia.
            Especialistas, no entanto, afirmam que estar infeliz é mais do que natural, é necessário à condição humana. A tristeza é um dos raros momentos que nos permite reflexão, uma volta para nós mesmos, uma possibilidade de nos conhecermos melhor. De saber o que queremos, do que gostamos. E somente com essa clareza de dados é que podemos buscar atividades que nos dão prazer, isto é, que nos fazem felizes. Assim como a dor e o medo, a tristeza nos ajuda a sobreviver. Sim, porque se não sentíssemos medo, poderíamos nos atirar de um penhasco. E se não tivéssemos dor, como o organismo poderia nos avisar de que algo não vai bem?
(Adaptado de Mariana Sgarioni, Emoção & Inteligência, Superinteressante, p. 18-20)



Questões

1 - Identifica-se a idéia principal do texto em:
a) poetas convivem com sentimentos negativos, como a tristeza, porque são incapazes de perceber os momentos felizes que ocorrem normalmente no cotidiano das pessoas.
b) Felicidade corresponde a uma forma ideal de vida, por isso peças de publicidade enfatizam os momentos mais agradáveis da vida familiar.
c) Tristeza é um sentimento natural de reação a situações de frustração, sendo, portanto, inerente à condição humana.
d) Tristeza e felicidade, sentimentos permanentes da vida, são os temas preferidos de poetas e músicos, por isso utilizados atualmente por publicitários.
e) O ideal que todos devem buscar, em seu dia-a-dia, deve ser o de se sentirem constantemente alegres e felizes.

2 - A afirmativa correta de acordo com o texto é:
a) Vinicius de Moraes tinha toda a razão quando escreveu que tristeza não tem fim, mas a felicidade, sim.
b) Sentimentos de felicidade e de tristeza, embora sejam opostos entre si, provocam, ambos, sensação de dor nas pessoas.
c) A televisão, ao mostrar situações familiares de felicidade completa, apóia-se em descobertas recentes sobre os sentimentos humanos.
d) O choro causado pelos versos de uma música bem triste ensina as pessoas a suportarem melhor as grandes frustrações da vida real.
e) A tristeza constitui um sentimento que propicia ao ser humano maior consciência de si próprio e de seus anseios.

3 - ... muita gente chora ao ouvir esses versos ... (1º parágrafo)
O segmento grifado acima introduz, no contexto, a noção de
a) tempo
b) restrição
c) condição
d) finalidade
e) alternância

4 - Considerando-se o contexto, a substituição dos segmentos grifados pelo pronome correspondente está INCORRETA somente em:
a) elabora e amadurece a emoção = elabora e amadurece-a.
b) não levar tão a sério os comerciais = não levá-los tão a sério.
c) a ponto de causar angústia = de causá-la.
d) podemos buscar atividades = buscar-lhes.
e) se não tivéssemos dor = se não a tivéssemos.

5 - Se passamos o dia entre esses pólos de flutuação... (3º parágrafo)
A frase em que se emprega uma palavra acentuada pela mesma norma que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima é:
a) A tristeza é um sentimento saudável na vida das pessoas.
b) A vida pára e perde seu significado em momentos de tristeza.
c) Com freqüência, sentimo-nos tristes, sem mesmo saber o motivo.
d) Pesquisadores apontam com segurança o caráter inconstante da felicidade.
e) Após momentos de grande felicidade podem surgir sentimentos de tristeza.

6 - A concordância está inteiramente correta na frase:
a) Ser feliz ou, pelo menos, parecer feliz, tornaram-se uma obrigação da vida moderna, tais como se observa nos comerciais divulgados na mídia.
b) Pessoas que, a exemplo dos comerciais exibidos na televisão, busca ser feliz o tempo todo sofre mais e se distancia das pequenas alegrias da vida.
c) Torna-se impossível quaisquer tentativas de só sentirmos alegria, pois sentimentos de tristeza aparece sempre como o outro lado da mesma moeda.
d) Em vários estudos, aponta-se efeitos benéficos em sentimentos negativos, como o de tristeza, para a sobrevivência da espécie humana.
e) Sentimentos de tristeza, assim como os que nos trazem alegria, fazem parte do cotidiano, pois são respostas naturais a determinadas situações vividas.

7 - Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
a) Sentir-se feliz o tempo todo, que parece ser propósito geral atualmente, pode ser visto como privilégio, mas não deve tornar-se obsessão para as pessoas.
b) A persepção das razões do sentimento de tristeza que nos atinje pode levar ao controle de sua intensidade, na tentativa de evitar sofrimento maior, além de desnecessário.
c) A tristeza é um sentimento natural que aflora, surgindo em consequência de alguns reveses sofridos na vida, como um desentendimento com a pessoa amada.
d) Sabe-se que artistas e intelectuais viveram o auge de sua produção em momentos de grande melancolia, especialmente os compositores de obras musicais.
e) O caráter efêmero da felicidade é explicado por especialistas como um impulso biológico que garante a perpetuação da espécie humana, agindo como instrumento de defesa.

8 - Ninguém recebe só boas notícias o dia todo.
     Não há como fugir do sentimento de tristeza.
    Entender a causa dos sentimentos de tristeza é importante.
As frases acima articulam-se  em um único período, com lógica, clareza e correção, em:
a) Por que ninguém recebe só boas notícias o dia todo, não se foge do sentimento de tristeza, conquanto é importante entender as causas dos seus sentimentos.
b) Não tendo como fugir do sentimento de tristeza, ninguém recebe só boas notícias o dia todo e mesmo que entender as causa desse é importante.
c) Se ninguém recebe só boas notícias o dia todo, temos que entender as causas do sentimento de tristeza, sendo importante, onde não há como fugir desse sentimento.
d) É importante entender as causas do sentimento de tristeza, pois não há como fugir dele, já que ninguém recebe só boas notícias o dia todo.
e) Ninguém recebe só boas notícias o dia todo, se não há como fugir do sentimento de tristeza, visto que entender as causas dele são importantes.


Gabarito

1 - C       2 - E       3 - A       4 - D       5 - B        6 - E        7 - B         8 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!