domingo, 12 de junho de 2011

Amor virtual: Um cardápio de relacionamentos para todos os gostos




Um grupo de 25 alunos da Escola de Comunicação da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com  o intuito de "compreender o amor nos tempos da Internet", criaram perfis falsos em dezenas de sites de relacionamento. 


Conhecidos como "Os Infiltrados", Isabela, Daniel, Rafaela e Maria Eduarda, decidiram colaborar com o projeto P@r Perfeito, da coordenadora de jornalismo Cristiane Henriques Costa. A jornalista começou a pesquisar o amor virtual há cinco anos, e surpreendeu-se com as descobertas.  Há, por exemplo, sites para casados que querem pular a cerca, como o Second Love. Já o SexNation permite que participantes troquem fotografias em posições eróticas. Tudo é mostrado, menos o rosto.


"O primeiro passo é orar, o segundo, procurar" é o lema do Amor em Cristo, que pretende unir evangélicos.
Há ainda sites para gordinhos, gays, para os que têm mais de 40 anos, para feios, para lindos - no Beautiful People, o novo integrante publica a foto e precisa da aprovação dos demais internautas. "Este chegou a sugerir, nos Estados Unidos, a criação de um banco para venda de óvulos e esperma, uma proposta de eugenia que não foi adiante", diz Cristiane.
Fabio Motta/AE
Isabela, Daniel, Rafael e Maria Eduarda

Já no We Waited, no qual estão inscritos pouco mais de cem brasileiros, para ser aceito é preciso fazer parte de uma das duas categorias: "100% virgem" ou "inferior a 100%". Até os egoístas têm chance de encontrar a cara-metade no Attlasphere, criado por fãs da escritora Ayn Rand, cujas obras pregam o individualismo, o egoísmo racional e o capitalismo - este não faz parte da pesquisa do P@r Perfeito: foi descoberto quando os pesquisadores já estavam "em campo".
A pesquisa P@r Perfeito, projeto de pós-doutorado de Cristiane, estará em jornal, livro multimídia, blog e aplicativo para iPad, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Por enquanto, o making of pode ser acompanhado no www.blogparperfeito.blogspot.com.

Fonte: Estadão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!