quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prova Corrigida - Técnico do INSS 2008 - Questões 66 a 80






Prova Corrigida – Técnico do INSS 2008
Organizadora: Cespe/Unb


CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES – Código do Consumidor, Noções de Teoria da Administração, Noções de Gestão Pública.
QUESTÕES – de 51 a 80 (total: 30 questões)

(PARTE 3 - final)

66 - O atendimento ao público pode ser visto como uma atividade rotineira complexa de tratamento de informações, marcada por procedimentos administrativos habituais, que podem, em muitas situações, ser estruturados em raciocínio do tipo Se... (tal situação ou evento se apresenta), então... (executa-se tal procedimento).

Resposta: C.   Comentário: A questão busca também testar a certeza do candidato em relação à questão de uma causa pelo seu efeito, aplicado ao contexto do atendimento público. É razoável lembrar, que o INSS tem suas normas baseadas em uma rotina de trabalho que pode até ser complexa, porém, é feita para manter padrões de segurança nessa prestação de serviço. Além de exigir do candidato o conhecimento sobre o contesto de atendimento público, a questão também faz menção ao modelo burocrático, que busca tratar procedimentos padrões para fazer frente a variações que possam ocorrer. Tal medida visa tratar TODOS de maneira igual.

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalização do Estado.

67 - Um aspecto importante para dar seguimento à reforma do Estado é a existência de governabilidade, conceito que descreve as condições sistêmicas de exercício do poder em um sistema político. Desse modo, é correto afirmar que uma nação é governável quando oferece aos seus representantes as circunstâncias necessárias para o tranqüilo desempenho de suas funções.

Resposta: C.  Comentário: A questão é muito clara. A governabilidade, é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas. Portanto, é um ente abstrato, que também pode querer dizer, nesse caso, articulação.

68 - Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro é o da administração pública patrimonialista.

Resposta: E.  Comentário: O termo patrimonialismo diz respeito à forma como é exercida o poder público, onde seus detentores faziam uso particular desse poder, ou seja, não há como distinguir o patrimônio privado do patrimônio público. Segundo Romualdo Flávio Dropa retirado de seu texto intitulado Reforma do Estado e Reforma
Administrativa, trata do Estado Burocrático, fortemente centralizador e intervencionista e, ao mesmo tempo, de uma classe empresarial altamente dependente de autorizações, proteções e favores oficiais. Nascido para combater o “patrimonialismo” e o “coronelismo”, o Estado Burocrático, entretanto, dava lugar ao “clientelismo”. Getúlio Vargas ganha a imagem de um “grande coronel nacional”, um “pai dos pobres” e "defensor", preocupado em defender o povo de seus inimigos e provê-los através de uma visão paternalista. Portanto, é sempre bom saber os termos que são designados para sistemas de administração pública. Hoje, o sistema utilizado ó Gerencialismo, marcado pelo fato de interesse pela descentralização, delegação de autoridade e de responsabilidade ao gestor público (apostila Sólon).

69 - A reforma do Estado restringe-se ao ajuste fiscal, que deverá devolver ao Estado a capacidade de definir e implementar políticas públicas.

Resposta: E. Comentário: Trata-se de uma resposta que ao estabelecer o termo “restringe-se”, ou seja, limita-se, já chama atenção do candidato, pois uma reforma de Estado; no caso do nosso Estado, não há como esquecer que a última Reforma propiciou, por exemplo, o surgimento das Agências Autônomas. Portanto, a questão está errada.




70 - Visando-se ao fortalecimento da regulação coordenada pelo Estado, é importante reforçar a governança, que diz respeito à maneira pela qual o poder é exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econômicos de um país, e que engloba, desse modo, as técnicas de governo.

Resposta: C.  Comentário: O conceito de governabilidade, normalmente é estudado junto com governança. E a questão versa sobre esse último. Ela está correta, cabendo ao candidato lembrar do conceito da mesma e não se confundir com o outro termo que é muito próximo. Portanto, Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

Acerca da comunicação institucional, julgue os itens a seguir.

71 - A comunicação institucional propõe-se a tornar pública a instituição, agregando valores e projetando-a junto ao público desejado, com o intuito direto e específico de vender os produtos e serviços existentes na organização.

Resposta: E.  Comentário: Na verdade, a Comunicação Institucional tem como objetivos: intermediar o relacionamento entre empresa/instituição/funcionários/consumidor; definir objetivos de comunicação interna e externa da instituição; planejar, elaborar e implantar políticas de comunicação; avaliar os resultados destas políticas; proporcionar interação com o grupo interno e externo; desenvolver projetos de comunicação de diferentes mídias; criação e edição de publicações internas e externas como jornais, revistas, manuais, folders, informativos entre outros; efetuar realizações de eventos e com a utilização de técnicas de gestão e marketing; gerenciamento da comunicação em situação de crise; realizar pesquisa de impacto de produtos da empresa no mercado. Verifique também, que essa resposta vem a corroborar com a resposta da questão número 72.

72 - A comunicação institucional utiliza técnicas de relações públicas, marketing, publicidade, propaganda e jornalismo.

Resposta: C.  Comentário: Um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com seus públicos. Isso é possível através de ações personalizadas e segmentadas, tomando como base à análise periódica das informações obtidas através de questionários e relatórios aplicados na empresa, objetivando identificar as necessidades dos clientes ou usuários. Os itens elencados na que questão, constituem uma espécie de ferramenta, na qual a comunicação institucional visa atingir todos os públicos envolvidos na organização (internos (funcionários) e externos(usuários)).

Em relação à responsabilidade socioambiental corporativa, julgue os itens seguintes.

73 - Suponha-se que uma fábrica de roupas tenha distribuído um folheto que estimulava seus funcionários a participar, em seus dias de descanso, em locais próximos às suas moradias, de mutirões comunitários destinados a produzir roupas de frio para serem distribuídas para as famílias economicamente carentes. Nessa situação, ao interagir com a comunidade local e apoiar projetos de inclusão social, a fábrica demonstra assumir suas responsabilidades com a sociedade.

Resposta: E.  Comentário: O problema da questão, que só o que ela fez ao estimular seus funcionários a participar de mutirões comunitários, e distribuição de folhetos, é uma pequena parcela do que uma empresa pode fazer frente à gestão da Responsabilidade Social. Nesse caso, a empresa poderia estar adotando atitudes de abrangência maior, como disponibilizando um espaço para a comunidade local fazerem suas atividades, ainda que em dias específicos; a empresa poderia estar gerenciando esforços no sentido de construir uma unidade habitacional para educar jovens dessa comunidade... portanto, é muito pouco o que a empresa fez. Se ao menos ela dispensasse parte do horário de trabalho dos funcionários, como também observasse os outros exemplos, então ela estaria trabalhando com RS. O candidato aqui, tem de estar atento ao conceito de RS

74 - Considere-se que uma fábrica de brinquedos tenha decidido deixar de produzir um estojo de cosméticos que acompanhava bonecas, visando reduzir o risco de que as crianças ingerissem ou passassem nos olhos os produtos de beleza. Ao tomar essa iniciativa, a indústria demonstrou que respeita seus clientes e que não quer causar danos a eles.

Resposta: C.  Comentário: Só o nervosismo impede o candidato a marcar ou considerar essa questão como correta. Inclusive, pode-se, a partir dela estabelecer uma variante, através da pergunta, se nesse caso, admite-se a aplicação de princípios de ética nos negócios e de responsabilidade social? Para a pergunta a resposta também é sim.

75 - A noção de responsabilidade socioambiental relaciona-se ao propósito de maximização dos lucros da corporação, que termina por beneficiar a sociedade na forma de empregos, salários e impostos, parte dos quais pode ser empregada em conservação ambiental.

Resposta: E.  Comentário: O problema dessa questão está no fato que ela inverte os valores que o conceito de responsabilidade sócio ambiental traz. Trata-se de um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio ambiente e áreas sociais como a fome e o direito ao lazer. Perceba que nesse caso não foi colocado a maximização de lucro, pois no caso da RSA (responsabilidade sócio ambiental) o importante mesmo, é a longevidade das operações da empresa, calcadas em uma relação cordial com a população de entorno à uma fábrica, ou mesmo com seu público consumidor. Portanto, a questão pede muito mais para se tornar verdadeira.

76 - Considere-se que a diretoria de uma empresa, ao receber do conselho de acionistas sugestão de criar e divulgar indicadores que mostrem o comportamento da empresa em temas socioambientais, reaja negativamente, explicando que a empresa não teria condições de, sozinha, atender a essa demanda e pondere que essas tarefas são de responsabilidade do IBGE. Nesse caso, a diretoria tem razão, pois cabe ao IBGE monitorar as atividades da empresa e divulgar os indicadores que sirvam para descrever sua situação.

Resposta: E.  Comentário: Aqui, cabe ao candidato conhecer um pouco as atribuições do IBGE, que é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; que tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. No caso da questão, esses indicadores refletem como a empresa está se comportando em relação a seu programa de responsabilidade social, ou seja, desde os resultados conseguidos, até aos recursos aplicados. Não é de competência do IBGE, estabelecer esses números como tão pouco, controlá-los.

Acerca dos direitos dos usuários de serviços públicos, julgue os itens subseqüentes.

77 -  Considere-se que uma empresa de águas e esgotos, em procedimento de cobrança de dívida, depois de fazer ameaças a um consumidor, decida deixar de recolher parte dos esgotos produzidos na moradia desse cidadão. Nessa situação, o consumidor pode, com base no Código de Defesa do Consumidor, alegar que foi exposto a constrangimento.

Resposta: C.  Comentário: De fato. O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), em seu artigo 42 estabelece: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Realmente, deixar de recolher o esgoto da casa do cidadão é procedimento público que expõe a pessoa a constrangimento em sua vizinhança.

78 - Considere a seguinte situação hipotética. João, por ter constatado erros em sua ficha hospitalar, dirigiu-se ao setor de registros do hospital e solicitou ao atendente que lhe mostrasse a ficha. Inicialmente, o atendente dificultou-lhe o acesso aos dados e, somente depois de muita insistência, João conseguiu convencê-lo da necessidade de alterar alguns dados no referido documento. Entretanto, passada uma semana, João constatou que as alterações solicitadas não haviam sido efetuadas.
Nessa situação, do ponto de vista do Código de Defesa do Consumidor, João nada poderá fazer, pois o código é omisso com relação a esse tipo de problema.

Resposta: E.  Comentário: O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não é omisso na reparação de informação de dados do consumidor. O artigo 43 do CDC define que o consumidor “terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”.
O parágrafo 3º ainda estabelece que “O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas”.

O ambiente de trabalho, mesmo com diferentes modelos gerenciais de organização, possui riscos inerentes aos processos. Com relação a esse tema, cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

79 -  Cláudio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organização, é responsável pela digitação e montagem de processos de licitação para aquisição de bens e serviços. Ele tem reclamado, freqüentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse caso, a condição de Cláudio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonômicos do mobiliário do setor em que trabalha.

Resposta: C.  Comentário: Aqui o candidato deve ter conhecimento sobre o termo ergonomia. A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. A título de exemplificação, Cláudio deverá observar além da sua postura, altura da tela do computador, o tipo de cadeira na qual trabalha, os apoios para os cotovelos, o suporte para os pés, dentre outros itens.

80 - Os empregados que trabalham no escritório de uma grande indústria produtora de tintas e solventes têm reclamado, constantemente, de forte dor de cabeça e ardência nos olhos, durante o expediente. Nessa situação, é correto que a empresa providencie, com urgência, a inspeção no sistema de filtros e o aperfeiçoamento dos mecanismos de ventilação da sala, de modo a melhorar a qualidade do ar no escritório.

Resposta: C. Comentário: A resposta envolve noções sobre a aplicação prática de ergonomia e segurança do trabalho. Portanto, qualquer que seja o produto químico utilizado, que resulte em algum impacto ao corpo humano, deverá ter algum mecanismo que melhore a condição do ambiente. A questão também, faz relação ao contexto do que seja qualidade de vida no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!