sábado, 21 de maio de 2011

Instalar dois antivírus protege mais o computador?








O leitor Roberto escreveu ao UOL Tecnologia perguntando se dois antivírus no computador garantem mais proteção a uma máquina. Além disso, ele pede dicas de outros antivírus, além do Avast, que já utiliza.

Não é aconselhável usar dois programas. Os antivírus, em tese, devem detectar os mesmos vírus - assim sendo, um só já resolveria o problema. Mas os contratempos com dois softwares no PC podem ir além disso: um pode atrapalhar o outro, já que ambos têm as mesmas funções e atuam em locais delicados do sistema operacional.

O resultado no uso de dois programas de segurança seria o oposto do esperado pelo usuário: funcionando concomitantemente, ambos podem deixar a máquina mais lenta e também abrir brechas e tornar o computador mais vulnerável.

“Na prática, não é indicado utilizar dois antivírus em uma mesma máquina. Além do que, por trabalharem diretamente com o sistema operacional, muitas vezes é impossível instalar dois programas deste tipo”, diz Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil. “Em tese, deveria haver um ganho de proteção. Mas, na prática, o que se vê são mais problemas do que ganhos.”

De acordo com Sumrell, para quem quiser aumentar a segurança, é indicado complementar a proteção digital com aplicativos específicos, que combatam adwares ou spywares (desde que, originalmente, o antivírus não tenha esses recursos). Adwares e spywares, diferentemente dos vírus, não têm como objetivo primordial prejudicar o computador. Eles coletam dados de quem usa a máquina e enviam, via internet, para pessoas ou empresas sem o consentimento ou conhecimento do usuário.

Fonte: UOL

Um comentário:

  1. Olá irmão, sou Músico e Cristão (a paz do Senhor). Procurando conteúdo pela internet acabei visualizando seu blog, parabéns, disponibiliza bastante conteúdo. Quando quiser visitar meu site:

    www.musicocristao.com

    Também sou Técnico de Informática e o maior problema causado por instalação de mais de UM antivírus, são: lentidão e travamento. Não existe coisa pior em um computador do que Lentidão. Outra questão é que eles entram em conflito e acabam detectando arquivos um do outro como ameaça.

    ResponderExcluir

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!