sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estudar música melhora capacidade cognitiva na velhice




A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma ferramenta para desenvolver a mente humana, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, especialmente para as crianças.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Emory, nos EUA, buscou entender os benefícios do estudo musical em longo prazo e aponta que aqueles que se dedicam durante mais tempo a esta atividade melhoram sua capacidade cognitiva durante a velhice.

O estudo envolveu 70 pessoas com idades entre 60 e 83 anos, divididas em três grupos: aquelas que nunca tiveram contato com qualquer instrumento musical, outras que estudaram música durante um ano ou mais e, por último, as que tocaram algum instrumento por pelo menos dez anos.

Todas foram submetidas a testes cognitivos relacionados à memória e à habilidade do cérebro em se adaptar a novas informações. As que estudaram música durante mais tempo tiveram melhores resultados em comparação às que nunca tocaram nenhum instrumento.

“Estudar um instrumento exige anos de prática e aprendizagem, o que pode criar conexões alternativas no cérebro que poderiam compensar o declínio cognitivo natural que acontece durante o envelhecimento”, explica a neuropsicóloga Hanna-Pladdy, autora do estudo.

Segundo a pesquisadora, a idade em que os participantes começaram os estudos musicais pode também ter relação com o melhor desempenho no resultado. “Existem períodos cruciais da plasticidade do cérebro que melhoram a aprendizagem, o que pode tornar mais fácil aprender um instrumento musical antes de certa idade e, portanto, pode ter um impacto maior no desenvolvimento do cérebro”. A equipe de Hanna começa agora uma nova etapa do estudo que busca determinar se realmente existe esta relação.

Fonte: Folha Gospel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!