quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas na hora de comprar um PC

Olá a todos...

Segue abaixo algumas dicas que, sem dúvida, o auxiliarão na hora de comprar um computador novo, seja ele o primeiro, ou esteja querendo um PC mais moderno, rápido, etc. 
Um abraço!


Se você estiver pensando em comprar um computador ou trocar o que você tem, por já estar velho - com 4 anos de uso ou mais - existem alguns detalhes importantes a observar. Atualmente, o mercado oferece uma gama de marcas e modelos de computadores, surgindo então a dúvida: Qual deles devo comprar? O que tem mais memória? Essa ou aquela marca?
Pensando nisso, o BlogdoSM@rtiN preparou para você este tutorial detalhado de como avaliar as opções na hora da compra.
Primeiramente, deixe de lado a opção de atualizar o seu computador velho, pois, além das peças serem bem mais caras, não vão trazer muitas melhoras, que possam ser comparadas aos recursos dos PCs atuais. Então, como diz o ditado popular, nada de gastar "grama nova com boi ruim" (kkkkk). 
Esclarecido isso, vamos ás observações:


O primeiro ponto a observar na hora de comprar um PC é: Para que eu preciso de um PC?, ou seja, qual a finalidade de uso do computador: trabalho, diversão, bate-papo, todas elas?
Se você estiver em busca de um PC para jogos, o aconselhável é "montar" um. Para isso, procure um técnico de informática de sua confiança, ou que seja conhecido, para orientá-lo sobre peças, marcas e - o mais importante - sobre o custo x benefício. De qualquer forma, meu caro, você vai ter que "tirar dinheiro do bolso", ou seja, gastará um pouco mais do que se fosse comprar um da loja, mais evitará uma série de transtornos depois. 


Como você até já saiba, a cada mês surgem novos tipos de jogos, gráficos mais detalhados, realistas. E tudo isso "pesa" no PC, exigindo mais da máquina, em termos de memória, vídeo e, porque não dizer, espaço em disco. 
Meu conselho para você é que busque montar um PC de "primeira linha" ou seja, com componentes modernos e melhores (HD, multimídia, placa de vídeo, processador, placa-mãe e memória).


Se estiver pensando em comprar as peças você mesmo e depois terceirizar a montagem, deverá ter um conhecimento básico sobre componentes e peças, para não "quebrar a cara" e acabar comprando "gato por lebre" e depois se arrepender.


Agora, se você está pensando em comprar um computador já pronto, observe alguns detalhes:





Memória - verifique se há como expandir a memória do PC que você vai adquirir. Na placa-mãe do computador existem "compartimentos" (chamados de slots) onde são acoplados os pentes de memória. É óbvio que você não irá pedir para o vendedor abrir o PC para verificar isso, mas o mesmo deverá informá-lo a respeito da quantidade de memória atual da máquina e quanto pode ser expandida. 



Para exemplificar, o computador que utilizo veio com 128Mb de memória quando comprei - já faz um tempinho, heim? - e eu atualizei para 1Gb. Para isso, substitui o pente de 128Mb por dois de 512Mb (totalizando, exatamente, 1024Mb atuais). 
Desses, 64Mb são "reservados" para o processador, restando livres para mim exatos 964Mb.
Isso é suficiente para mim, que utilizo o PC para serviços "leves". Para jogos, no mínimo, eu teria de ter 2Gb de memória RAM. 


Pois bem, é importante salientar que, se você ainda utiliza o Windows XP - assim como eu - saiba que esse sistema operacional é projetado numa arquitetura de 32 bits e não reconhecem mais que 3Gb de RAM. Portanto, mesmo que você tenha slots disponíveis para expandir sua memória, não poderá avançar além dessa quantidade.


No mercado, existem vários tipos de memórias. A maioria dos PCS vêm com dois tipos: DDR2 e DDR3, sobressaindo a DDR2 de 800Mhz, por ser mais barata.

Processador - Existem no mercado dois tipos: os da marca Intel e os da marca AMD. É conhecido que a Intel domina o mercado de processadores atualmente, mas vale dizer que os processadores AMD, além de serem mais baratos, são tão poderosos quanto. Fernando Panissi, especialista em tecnologia e internet, declarou que "Nesse quesito, a marca não é tão importante, pois ambas têm qualidade garantida. Mas é importante ficar de olho na geração do computador".



Com os novos lançamentos da Intel da linha Core, os processadores mais antigos como os da linha Core2Duo, QuadCore, torna uma opção mais barata na hora da compra do PC, sendo que os da linha Core são muito bons, mesmo para trabalhos que exijam mais "robustez".









HD (Disco Rígido) - Atualmente, já não vale a pena comprar mais um PC com um disco rígido com menos de 160Gb de capacidade. Apesar da possibilidade de se utilizar um HD externo, diante dos custos do componente, compensa comprar um PC nestas especificações de HD (160Gb do tipo SATA 2). O tipo SATA2 é mais compatível com as exigências de memória RAM e processadores atuais.




Em tese, segue esta sequência na hora de fechar a compra de um computador: PROCES-SADOR / MEMÓRIA RAM/HD/PLACA-MÃE.


Por enquanto é isso. Espero que estas dicas sejam úteis a você.
Abraço!


____________________________________________________________________



Se este artigo foi útil para você, torne um blogueiro 
         mais feliz: Poste um comentário! 







3 comentários:

  1. Tornando um Blogueiro mais Feliz...kkk

    Sou Técnico de Informática e dica que dou é: "Não importa aparência, o que interessa mesmo é a satisfação do usuário com a velocidade, resposta e robustez do Computador". O mais chato é que compramos um Core i7 hoje pensando ser o TOP e amanhã é lançado o i7 2ª(Segunda)Geração, muito mais rápido, com 4 e até 8 núcleos, tem que ser milionário para acompanhar este mercado.

    Continue com Deus amigão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefferson, vlw pelo comentário...

    Hj até para os usuários domésticos o melhor caminho é buscar ajuda de um profissional para montar um PC de acordo com a necessidade de quem vai usa-lo.

    Se n for viavel - financeiramente -no momento e a pessoa for comprar um da loja o ideal é ir acompanhado de alguém que possa lhe indicar o melhor modelo para comprar e não ir na conversa do vendedor rsrsrsrs
    Abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Até porque o anseio do cliente em possuir logo um PC novo, deixa-o cego na hora da compra, se for preciso é melhor esperar mais um pouco e comprar realmente um PC de qualidade.

    ResponderExcluir

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!