quinta-feira, 21 de abril de 2011

Manutenção Preventiva: Desfragmentando o disco do PC




Imagine que você esteja lendo um livro, mas com algumas páginas faltando. Essas páginas estão espalhadas pelos cômodos de sua casa. Decidido a ler, você sai à procura dessas páginas e agora tem de ordená-las, de modo a preencher as lacunas do seu livro para dar segmento à leitura. Frustrante, não? Quanto tempo perdido!
Mas, o que isso tem a ver com computador?
De certa forma o Windows funciona de forma semelhante. Quando instalamos algum programa ou salvamos qualquer arquivo no Windows, esse naturalmente irá alocar esses arquivos em espaços vazios no HD. O problema é que quando apagamos arquivos ou desinstalamos esses programas. O espaço que eles ocupavam ficará vago, independente se eles estavam usando esses no início, meio ou fim.
Resumindo, com o tempo seu HD estará cheio de blocos vazios. Mas o pior é que quando você for salvar um outro arquivo ou instalar outro programa, ele va preencher esses espaços vazios ou vários blocos de espaços vazios.  Como isso seria ruim? Não seria o natural?
Veja um exemplo: imagine que você irá salvar um filme de uns 4gb. No seu HD há um bloco vazio de 2gb. Logo o Windows preencherá esse espaço vazio e jogará o restante no próximo espaço vazio que encontrar, fragmentando seu arquivo. Isso prejudica a performance de seu micro, já que ele demorará mais para localizar e fazer a leitura desse arquivo quando solicitado.
Não seria mais fácil se tudo estivesse devidamente ordenado?
Aí é que entra o desfragmentador de disco. Ele fará essa organização pra você, juntando os fragmentos e tirando os espaços vazios entre os arquivos.
Clique no ícone “Meu computador”;
Clique com o botão direito do mouse em um dos HDs e escolha “propriedades”;
Escolha a aba Ferramentas;
Pressione o botão “Desfragmentar agora”;


Pronto! Você agora vê uma janela com inicialmente dois botões ativos: “analisar” e “desfragmentar”.
No Windows 7, a interface do desfragmentador de disco é diferente do XP, mas funciona da mesma forma.
Ao clicar em “analisar”, será feito uma verificação, informando a necessidade ou não de desfragmentar. Repare que será gerando um gráfico desse diagnóstico e há legendas no rodapé do aplicativo explicando o significado.
Dependendo do tamanho do HD, distribuição de fragmentos de arquivos, esse processo pode demorar um pouco. Mas é uma boa prática, fazendo com que seu computador tenha um bom desempenho.
Se você quiser conhecer outra ferramenta de desfragmentação, eu recomendo essa ótima ferramenta desenvolvida pela Piriform: o defraggler. Você pode fazer uma desfragmentação do disco ou ate mesmo parte do disco, bem como uma desfragmentação rápida ou completa e até mesmo durante o boot. E o melhor: é grátis.
Fonte: SabeTudo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!