quinta-feira, 7 de abril de 2011

Limpando o gabinete do PC


Todos decerto concordam que a limpeza da casa é algo que se deve fazer com certa freqüência, e também devem de concordar que o computador faz parte da lista de itens que acumulam sujeira e precisam ser limpos.


Mas o que muitos não sabem é que não basta simplesmente passar um espanador no computador para limpá-lo. Por essa razão, será explicado a seguir como você deve proceder para limpar cada parte de seu computador sem prejudicá-lo.

Recomendações

  1. Desligue o computador e o retire da tomada;
  2. Nunca use água para limpar o gabinete por dentro;
  3. Lembre-se de que em geral os componentes do computador são sensíveis, logo, seja delicado para não prejudicar o funcionamento de sua máquina.
Material necessário


Para fazer a limpeza completa você precisará de:

  • Ao menos três panos diferentes (sem fiapos);
  • Cotonetes;
  • Detergente;
  • Água;
  • Aspirador de pó;
  • Pincel de cabo longo e cerdas macias;
Nossa cabeça armazena a parte mais importante do nosso corpo: o cérebro. E assim como nossa cabeça, o gabinete armazena as partes que dão “vida” ao computador, portanto, você deve usar o máximo de cuidado ao realizar as operações seguintes.


Exterior

Desencaixe todos os cabos e use um aspirador de pó para aspirar a sujeira das entradas de ar (buracos) do gabinete. Agora passe um pano umedecido com a mistura água-detergente (citada anteriormente) no restante do gabinete, tomando cuidado para não deixar qualquer gota cair pelas entradas de ar.

Depois, tire o excesso de detergente com outro pano umedecido somente com água, e por último, pegue um pano seco e seque o gabinete. Em certos lugares (como ao redor do botão de liga/desliga) você pode usar um cotonete para limpar, no caso o pano não dar conta do serviço.

Interior

A limpeza dessa parte é muito importante, pois o desempenho do computador pode ficar comprometido devido ao superaquecimento provocado pelo mal funcionamento dos sistemas de refrigeração interna do gabinete.

Placas
O funcionamento indevido de tal sistema geralmente pode ser devido à vida útil do equipamento ter chegado ao fim, ou então ao fato de muita sujeira ter sido acumulada nas ventoinhas, impedindo assim que elas girem o suficiente para evitar o aquecimento excessivo do computador.


Tome muito cuidado com os componentes eletrônicos (quadrados geralmente verdes e cheios de linhas metálicas,) que ficam dentro do gabinete (não passe pano neles!), pois qualquer acidente, por menor que seja, pode prejudicar seu computador.

Use o pincel para varrer, delicadamente, a sujeira das partes onde o aspirador de pó não alcança, até uma área que ele a alcance. Agora, bote um bico fino no aspirador de pó, e aspire a sujeira do cooler (aquele componente que parece um ventilador), a sujeira de todas as entradas de ar e aquela sujeira que foi varrida. Lembrando que para utilizar aspiradores de pó deve-se ter um bico extremamente fino e muito cuidado. Na dúvida, utilize o pincel.
Cooler com poeira
A seguir, pegue um pano seco e use-o para tirar o pó dos fios de dentro do gabinete e para remover a sujeira que resistiu ao aspirador de pó e ao pincel.
Pronto!

Fonte: Baixaki

Um comentário:

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!