domingo, 10 de abril de 2011

Estudantes de universidade querem usar frutas para fabricar peças de carro




Estudantes da Universidade de São Paulo estão usando vários tipos de frutas, como bananas, abacaxis, cocos e várias outras para criar um novo tipo de material plástico que seja mais forte, mais leve e mais benéfico para o meio ambiente do que os materiais fabricados à base de petróleo.

Segundo Alcides Leão, líder do grupo de estudo, as propriedades de resistência desse material são incríveis. Chamada de “nano-celulose”, são micro fibras que são tiradas das frutas que fazem um material 30% mais leve e tão forte quanto o Kevlar, material usado em coletes à prova de balas.

A equipe de estudo apresentou o projeto na Califórnia em um evento de estudos químicos, e revelaram que o material à base de frutas não apenas reduz o peso dos carros, como também ajuda a economizar o combustível e evita o uso de materiais à base de petróleo, além de ser um material totalmente renovável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!