terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sobre a Lixeira do Windows

E aí galera, tudo em ordem?

   Dentre as dicas para estudo de Informática relacionadas ao Windows XP, está a Lixeira. Abaixo estão alguns detalhes importantes sobre este recurso, que são muito cobrados em concursos públicos.

   Um abraço a todos !!!


 Lixeira

                                   A lixeira é uma das ferramentas que os usuários utilizam em momentos críticos de perda de dados.  Nela são jogados todos os arquivos excluídos do sistema. Através dela também é possível recuperar dados deletados.

IMPORTANTE: Os arquivos excluídos de uma unidade de disco flexível ou do aviso de comando - prompt - não são enviados para a lixeira.

Observe a imagem abaixo:

Na tela acima, é verificado a localidade onde se encontra
os arquivos da lixeira no Microsoft Windows XP.

  1. As pastas com nomes de S.... contém os arquivos que foram deletados pelo usuário e podem ser recuperadas facilmente.
  2. Observe o atributo das pastas internas que são “Oculto”, isto para que o usuário tenha um nível de segurança básico, pois outras pessoas que tenham acesso ao computador e este não esteja configurado para mostrar os “arquivos ocultos”, o usuário com pouca experiência no tratamento de configurações gerais não conseguirá encontrá-los facilmente.
  3. O usuário poderá também excluir definitivamente as pastas internas de uso da lixeira, na opção “Excluir esta Pasta”.
  4. Vale observar o nome da lixeira “Recycle” - Reciclagem e está na partição C:, onde geralmente se encontra instalado o sistema operacional.

A lixeira internamente



Aqui é mostrada a lixeira do Windows XP internamente.
Cada versão de Windows tem uma forma de apresentar
sua lixeira, podendo variar a apresentação, conforme
cada versão utilizada pelo usuário.
  1. Na lixeira acima, a pasta “cache” está habilitada para ser restaurada, bastando apenas que o usuário precise da mesma.
  2. O usuário então poderá “esvaziar a lixeira”, conforme menu à esquerda e o arquivos serão apagados, não podendo mais de maneira alguma ser restaurado, a não ser por softwares de terceiros.
  3. O usuário terá também a opção “Restaurar todos os itens”, e todos os arquivos e pastas que estiverem na lixeira serão restaurados para seu local de origem.
  4. Para recuperar apenas um arquivo ou pasta basta clicar em cima do arquivo/pasta, pressionar o botão direito do mouse e escolher a opção “restaurar”. Lembre-se que os arquivos ou pastas restaurados voltarão para seus locais de origem.

Menus da Lixeira




Ao acessar o desktop do computador e clicar com botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira, temos as opções:

A – “Abrir”, o usuário será levado diretamente para dentro da lixeira, onde terá acesso aos arquivos que foram apagados.

B – “Explorar”, tem a mesma função da opção “abrir”.

C – “Esvaziar lixeira”, esta opção tem a finalidade de apagar todos os arquivos que se encontram dentro da lixeira, após ser efetuado este comando, os arquivos não poderão ser restaurados através da lixeira.

D – “Criar atalho”, esta opção cria um atalho da lixeira dentro do desktop para que o usuário possa colocá-lo onde achar necessário.

E – “Propriedades”, esta opção permite ao usuário efetuar algumas configurações sobre espaço em disco dedicado à lixeira e outras configurações, conforme a tela abaixo:



- Configurar as unidades de disco independentemente uma da outra, marcando esta opção o usuário poderá configurar seus discos conforme necessidade. Observe que neste caso há duas partições a C: e F:

- O usuário tem a opção também de que quando os arquivos forem apagados, não serem removidos para a lixeira e sim serem deletados diretamente, para isto basta marcar a opção “Não remover os arquivos para a lixeira”....

- O tamanho máximo de espaço da lixeira em relação ao disco que se trabalha, também pode ser alterado. A configuração básica é 10%, porém o usuário poderá colocar 5% ou 25%, ou conforme necessidade. Para configurar esta opção basta ir à barra deslizante e colocar o valor adequado.

- Ao apagar um arquivo/pasta, o sistema pergunta se deseja apagar realmente aquele arquivo ou pasta. O usuário pode habilitar para que o sistema não faça esta pergunta e apague diretamente. Para fazer isto basta marcar ou desmarcar a opção “Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão”


Fonte: www.juliobattisti.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!