quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dúvidas sobre a banana na dieta




A banana é uma fruta riquíssima em nutrientes, tais como:
  • ferro - que favorece a produção de hemoglobina, prevenindo anemia.
  • Potássio - que evita cãibras, fadiga muscular e alterações nos batimentos cardíacos.
  • Fibras - que regularizam o intestino e reduzem o colesterol total.
  • vitamina B6 - que ativa a produção de serotonina, minimiza os sintomas de tensão pré-menstrual, diminui a retenção de líquidos, e ajuda no combate à insônia e depressão.
  • vitamina C - que é antioxidante, ajuda na produção de colágeno, conferindo elasticidade à pele, e auxilia o organismo na resistência a infecções.
Principais dúvidas em relação à fruta:

1) Banana engorda?

Não. O que definirá o engorde será o consumo diário de calorias da dieta, e não a caloria individual de um alimento.

2)Em qual fase da maturação da banana é recomendado o seu consumo?

O ideal é consumir a banana na fase mais verde do que na mais madura, pois quando ela está nesta fase ainda possui o amido chamado “resistente”, que proporciona mais saciedade e controla melhor a fome.  A banana verde é constituída essencialmente por água e amido. A medida que a fruta vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose, frutose e sacarose, sendo digerida mais rapidamente.

3) Quais são os melhores horários para se consumir a banana? É verdade que seu consumo não é recomendado durante a noite?

A banana pode ser consumida em qualquer horário, inclusive à noite, pois o que define a perda ou o ganho de peso é o consumo calórico do dia inteiro, e não o horário de consumo. Pessoas que apresentam insônia devem consumir banana à noite devido ao estímulo da produção de serotonina, substância que melhora o sono e tranquiliza.

4) A banana é um bom alimento para se consumir antes de 
fazer exercícios? Por quê?

Sim, pois a banana apresenta amido em sua composição, que é responsável por aumentar a energia de forma mais prolongada, ao passo que outras frutas geralmente apresentam apenas frutose, que é um carboidrato simples de rápida absorção com liberação de energia momentânea. Ela é rica em vitamina B6 e potássio, que são nutrientes importantes para a regulação da contração muscular, do equilíbrio hídrico e para a manutenção do ritmo cardíaco, além de prevenir cãibras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!