domingo, 16 de janeiro de 2011

Resumo - Noções de Teoria da Administração

Técnico Previdenciário                                                                                                Concurso INSS 2010
Resumo
Noções de Teoria da Administração

1.1)        PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – longo prazo – aborda a empresa como um todo
PLANEJAMENTO TÁTICO – mais detalhado – aborda a unidade da empresa
PLANEJAMENTO OPERACIONAL – específico, analítico – aborda cada tarefa ou operação

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO
ORGANIZAÇÃO LINEAR – autoridade única do superior sobre os subordinados
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL – princípio da especialização das funções
ORGANIZAÇÃO LINHA STAFF – os órgãos de staff (assessoria) assessoram os órgãos de linha (especializados) por meio de sugestões, consultoria e prestações de serviços

NÍVEIS DE DIREÇÃO
GLOBAL (diretoria)           DEPARTAMENTAL (gerência)                  OPERACIONAL (Supervisão)

AUTORIDADE – chave do processo administrativo, direito de comandar e agir
PODER – potencial para exercer influência

CONTROLE
FUNÇÃO COERCITIVA – coibir ou limitar certos tipos de comportamento ñ aceitos
SISTEMA DE REGULAÇÃO – manter constante o funcionamento do sistema
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA – assegurar que os resultados planejados se ajustem aos objetivos

FASES DO CONTROLE
- estabelecer critérios
- observar desempenhos
- comparar desempenhos e critérios
- ação corretiva

1.2)        ÉTICA E CIDADANIA NAS ORGANIZAÇÕES
a)      Empresas q ñ possuam comport. Ético com seus clientes, sócios, funcs têm vida curta.

TIPOS DE EMPRESA
Amoral – busca os lucros a qq. preço
Legalista – adotam post. éticas p/ evitar probl. legais
Receptiva – mostra-se responsável pq. é conveniente
Ética que Aflora – reconh. exist. contrato social
Ética – harmoniza lucros e ética


1.3)        PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

Resp. Sócio Ambiental – envolve ativ. e decisões ref. forma como a empresa interage c/ a sociedade.
a)      O aperf. produtos e processos contínuo, diminuindo impactos ambientais promovendo bem-estar.
b)      A pressão das comunidades tem sido fator decisivo na mudança de comport. empresas

1.4)        COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Elementos da Comunicação – emissor, código, mensagem, contexto, canal e receptor(es)
a)      Na comunic. entre empresa x clientes, as posições de emissor e receptor são permutáveis.

FEEDBACK – sinal dado pelo receptor ao emissor, confirmando o recebto. da mensagem

STAKEHOLDERS – conj. sujeitos, indiv. ou coletivos, naturais ou jurídicos, q. tenham interesse em qq. processos ou result. organizacionais.

PÚBLICOS INTERNOS – diretores, associados, funcionários.

IDENTIDADE DA EMPRESA – padron. de mídias, elem. ident. visual, layout, manut. coerência discursiva.

PLANO DIRETOR DA REFORMA DO ESTADO
Projeto Cidadão – aperf. relações administração x cidadãos, simplif. de obrig. burocráticas.

TIPOS DE COMUNICAÇÃO

INTERNA – executada por um setor planejado da empresa, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados. Ex. Memorandus, Circulares, Comunicados.

MERCADOLÓGICA – divulgação publicitária dos produtos e serviços. Ex. Sites da Internet, Propaganda e Marketing.

INSTITUCIONAL – objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, fazendo uso das Relações Públicas do Jornalismo Empresarial, da Assessoria de Imprensa, Publicidade Institucional, etc.

ABRANGÊNCIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
- Cinema                                                            - Radialismo
- Jornalismo                                                      - Relações Públicas
- Publicidade e Propaganda

ATIVIDADES DE UMA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Serviços de Divulgação pela Imprensa:
- Impressão de jornais, revistas, boletins e folhetos;
- Planejamento, coordenação e execução de eventos de natureza científica, cultural e artística (simpósios, encontros, cursos, conferências)
- Campanhas Institucionais e de Util. pública
- Plano de visitas para públicos internos e externos
- Organização de cadastro e banco de dados de públicos de interesse
- Cerimonial para Eventos
- Produção de Materiais Audiovisuais
- Serviços de artes gráficas para Impressos
- Cobertura fotográfica de eventos


2.1)         ATENDIMENTO AO CLIENTE
ESTRATÉGIAS DE MERCADO
- venda porta a porta                    - internet
- telemarketing                                               - Lojas 24 horas

TIPOS DE CLIENTE
INTERNO – setor de uma empresa                         EXTERNO – indivíduo ou empresa

FORMAS DE TRATAR O CLIENTE
- eliminar qq. tipo de preconceito           - rapidez
- eficiência                                                         - cortesia/gentileza

CLIENTE EM POTENCIAL – precisa do produto e é capaz de comprá-lo
CLIENTES POSSÍVEIS – tem necessid. do produto e talvez queira comprar

PROSPECÇÃO = procura de clientes potenciais para atender segmento de mercado pouco explorado.

2.2)         NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA
REFORMAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
- criação do MARE – Minist. Adm. Fed. Reforma do Estado (antiga Secret. Adm. Federal)
- apresentação pelo MARE do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado
Atribuições do MARE = orientar e instrumentalizar a reforma do aparelho do Estado

PLANO DIRETOR – marcou o início do processo de transf. na Adm. Pública

APARELHO DO ESTADO – estrutura da organização, represent. pelos 3 poderes (Exec/Legisl/Judic) e 3 níveis (União, Estados-membros e Municípios).

ESTADO – organiz. burocrática que tem o monopólio da violência legal, bem como o poder de legislar  e tributar a população.

DIRETRIZES GERAIS DO PLANO DIRETOR
- Ajuste fiscal                                    - privatizações
- Liberalização comercial              - programa de publicização


3)    ATENDIMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO
COMUNICAÇÃO:  [emissor] -> manipula [código] -> elabora [mensagem]-> acerca de [contexto]-> por meio de [canal] -> ao [receptor]

REDES ORGANIZACIONAIS – estab. por meio das conexões em rede entre computadores (nível interno – INTRANETS – e externo – INTERNET)

PROGRAMA “SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO” (1999) – objetiva o desenv. dos sistemas para integrar e ampliar as ações de governo em benef. da cidadania.

E-GOVERNMENT = governo eletrônico – mecanismos de fiscalização e prestação de contas

GTTI – Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação – tem a finalidade de examinar e propor políticas, diretrizes e normas relacionadas com as novas formas eletrônicas de interação, no contexto da política do governo para lançar as bases de criação de uma sociedade digital no Brasil.

a)      As ações do GTTI uniram-se às metas do PROGRAMA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (Socinfo).
b)      o GTTI assumiu o papel de facilitador na busca dos objetivos do Socinfo.
c)       tais trabalhos conduziram à elaboração do PROGRAMA GOVERNO ELETRÔNICO, de resp. de um comitê interministerial (Secretários-Executivos e cargos equiv. dos Min. e da Pres. República), denominado COMITÊ EXECUTIVO DO GOVERNO ELETRÔNICO – CEGE.

4)    SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
PROJETOS DE HIGIENE
- fornecimento de enfermeiros e auxiliares em tempo integral ou parcial
- exame admissional e primeiros socorros
- eliminação e controle de áreas insalubres
- supervisão qto. a higiene e saúde
- exames médicos periódicos
- previsão de riscos químicos, físicos e biológicos

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) – atua na prevenção de acidentes

FATORES DE QUALIDADE DE VIDA – Credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem no ambiente de trabalho.












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