domingo, 16 de janeiro de 2011

Dicas para o concurso do INSS

  
          Você deve saber exatamente o que você vai fazer antes de começar sua “caminhada”, trace metas, defina objetivos. Primeiro esteja certo que este é o cargo desejado por você, Consulte editais anteriores para ajudar a ter uma noção sobre a prova que você enfrentará.
            Faça o seu horário de estudo, assim você terá aquele compromisso de estudar tantas horas por dia. Você deve ter a ambição de sempre ir além, sempre querer mais. Para ampliar seu conhecimento e ajudar ate mesmo na sua atuação na empresa. Busque todas as informações possíveis para que você esteja certo e ciente sobre a prova que irá fazer, assim você não corre o risco de desistir mais tarde e perde tempo no mercado de trabalho.
            Defina seu método de estudo. É melhor você ter 2 horas de estudo por dia bem aproveitadas do que 5 desorganizadas e sem foco de estudo. Procure um ambiente calmo e sossegado para você se concentra nos estudo se afasta de som, TV, computadores e qualquer outro objeto de distração. Cumpra rigorosamente o seu horário de estudo para não acontecer de você cair no relaxamento e preguiça. A motivação é muito importante para te ajudar a seguir este caminho difícil e trabalhoso.
            Outra coisa que atrapalha muito é o nervosismo na hora da prova, você acaba esquecendo tudo que estudou por falta de concentração e nervosismo. Tente ficar tranqüilo na hora da prova respire fundo e tente ficar o mais tranqüilo possível. Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que “treino é treino e jogo é jogo” e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, de ir para o campeonato.
            Encare a prova como uma oportunidade que poderá mudar sua vida se for bem aproveitado. Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é mostrar que é o bom, o melhor, o “sabe-tudo”. O objetivo é acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar. Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a mudar esse paradigma. Você também precisa ver a prova com os olhos do examinador. Se um médico, um engenheiro, um advogado e um político virem uma ponte ruir e pessoas se ferirem, é possível que haja quatro modos de avaliar o fato: um pensará em socorro médico, outro em qual foi a falha na construção, outro em ações de indenização, e o último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
            Enquanto você não aprender a ver a prova não como quem quer acertar (o aluno) mas como quem quer ver se está certo (o examinador), as suas provas terão menos qualidade.

Hoje em dia para passar em um concurso público é necessário estudar muito e se preparar. Por isso daremos algumas dicas para fazer uma boa prova do Concurso INSS.
O Candidato dever estar bem atualizado com os acontecimentos no Brasil e no Mundo e não apenas focado nas informações do seguro social.
Procure estar antenado com as noticias divulgadas em jornais, revistas e na TV.
Outra dica, para passar no concurso INSS, o candidato deve estar apto em resolver questões de lógica. Pois as questões nem sempre são difíceis varia muito do cargo escolhido e o nível de escolaridade exigido.
O raciocínio lógico e as informações do cotidiano em conjunto são muito usados nas provas de concursos do INSS. Pratique seus conhecimentos de lógica aplicando-as em exercícios de matérias cobradas em concursos anteriores.
A compreensão do português também é muito cobrada nas provas desse concurso. É essencial ter conhecimentos em gramática e na morfologia das palavras.
Sendo que a interpretação de texto ajuda muito na compreensão das perguntas em geral.
Você deve focalizar seus estudos e dar ênfase nesses quatro temas: Atualidades, Raciocínio Lógico, Português e Interpretação de texto e com certeza fará uma boa prova.
Mas deve também estudar as outras matérias pedidas pelo concurso.
Busque descansar e no dia anterior a prova, durma bem e tente estar o mais calmo possível no dia da realização da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou deste artigo poste um comentário!

Observações:
1º) Somente usuários com conta no Google poderão publicar seus comentários aqui no Blog do SM@rtiN.
2º) Todos os comentários serão avaliados pelo administrador do blog para posterior publicação.
3º) Os textos com conteúdo impróprio, ofensas e palavrões serão automaticamente excluídos. Se houver reincidência, o acesso do usuário ao blog será bloqueado.

Obrigado!